Pesquisar
Contato
Fone : (15) 3033-1234 / 3018-3499
Whatsapp (15)99611-5575 (Vivo) Enviar Whatsapp
Rua Bernardo Guimarães , 105 , conjunto 907 – Torre Care da Boulevard Alavanca
Jardim Vergueiro, Sorocaba, SP
Pré-agendamento Online Consulta Presencial Dr. Paulo Lu
Oferecido pela Doctoralia
Pesquisar

Testes de contato, testes epicutâneos ou patch test

Testes de contato, testes epicutâneos ou patch test

O teste de contato é indicado para pacientes com suspeita de dermatite de contato alérgica e  tem por finalidade auxiliar na confirmação do diagnóstico e na descoberta do agente causador.  

As substâncias componentes do teste são colocadas na região dorsal do paciente, através de contensores especiais, devendo permanecer em contato com a pele durante 48 horas. Após esse período, os contensores são retirados, procedendo-se a primeira leitura. A segunda leitura é realizada 72 a 96 horas após a colocação dos contensores.  

Caso seja positivo o resultado da leitura, surgirá no local do teste uma reação alérgica demonstrando quais as substâncias a que o paciente é mais sensível.

O teste padrão brasileiro é composto de 30 substâncias que são mais propensas a alergia na população. O teste consiste na colocação de 3 são fitas adesivas, cada fita contêm 10 câmaras onde serão colocadas as substâncias a serem testadas. Se o paciente tiver indicação colocamos mais 11 substâncias referentes aos cosméticos.

QUEM DEVE REALIZAR?

Todo paciente com indicação clínica fora do período de crise de coceira.

QUANTO TEMPO DURA O TESTE?
Aproximadamente 30 minutos, o paciente deverá retornar em 48 horas,ainda com as fitas coladas,para 1a. medição e consulta de 20 minutos e 72 horas (em relação ao primeiro dia) para última leitura e diagnóstico aproximadamente 40 minutos

PODE TOMAR BANHO?
Pode tomar banho mas, sem molhar o dorso, durante todo o teste. Aconselhável também não realizar atividades físicas intensas.

COÇA? PODE TOMAR ANTI-ALÉRGICOS?
Sim ,pode coçar e formar pápulas avermelhadas,isso é sinal de positividade do teste.
E não se deve tomar nenhum tipo de medicação anti-alérgica , pois mascaramos os resultados.

QUANTAS VEZES DEVO RETORNAR A CLÍNICA PARA COMPLETAR O TESTE?
O teste é aplicado preferencialmente nas segundas-feiras, o paciente vai embora com as fitas colodas nas costas e permanece assim até a quarta-feira (48 horas), quando tem seu primeiro retorno para realização da primeira leitura,retorna novamente na quinta (72 horas) ou sexta-feira (96 horas) para última leitura e diagnóstico.