Contato
Unidade Sorocaba (Consultas, procedimentos e Transplante Capilar)
Fone : (15) 3033-1234 / 3018-3499
Whatsapp da Clínica Médica Lu (15)99611-5575 (Vivo) Enviar Whatsapp
Rua Bernardo Guimarães , 105 , conjunto 907 – Torre Care da Boulevard Alavanca
Jardim Vergueiro, Sorocaba, SP

Unidade São Paulo (Consultas e procedimentos Dermatologia)
Rua Pamplona, 145 cj 314
Fone (11) 95464-9857 (11) 4780-0606
Agende Sua Consulta Presencial com Dr. Paulo Lu – Sorocaba
Oferecido pela Doctoralia
Pesquisar
Instagram e Facebook
Pesquisar

Perguntas Frequentes

Perguntas e Respostas Frequentes sobre Transplante Capilar

O que gera a Calvície?

A causa mais comum de calvicie é a alopecia androgenética que chega a afetar cerca 30% da população sendo o quadro mais pronunciado nos homens. O que ocorre é a parte superior e/ou central do couro cabeludo em muitas pessoas são mais susceptíveis à ação hormonal do DHT (di-hidrotestosterona) onde progride com o afinamento dos fios e posterior perda capilar de muitos deles.

Como funciona o transplante capilar?

Os fios de cabelo nascem em unidades foliculares , cada unidade folicular apresenta de 1 a 4 fios .É importante salientar que não existe nenhum tratamento atualmente que consiga “ressuscitar” unidades foliculares ou “reprodução” unidades foliculares , portanto cuidado com “soluções” milagrosas que são vendidos na internet. O transplante capilar , na imensa maioria das vezes , são retirados unidades foliculares da parte posterior do couro cabeludo ,que estão programados geneticamente a não afinar ao longo do tempo , sendo posteriormente colocados na parte superior da cabeça um a um , mimetizando o máximo de naturalidade.
Para realizar o transplante capilar , recomenda-se passar em consulta com o médico dermatologista Dr. Paulo Lu Tai Zon, para avaliação área doadora , área receptora , expectativa do procedimento , exames pré-procedimento, medicamentos e qualquer outra dúvidas pertinentes.
O dia do transplante inicia-se com a anestesia local que demora poucos minutos para cada área , feito em seguida o processo da retirada de todos enxertos e segunda metade do dia é a anestesia da área receptora , pré-incisões da área a ser transplantada e a colocação das unidades foliculares um a um , trazendo naturalidade ao aspecto final.

Qual é a chance de sucesso do transplante capilar ?

Muito alta , a imensa maioria das unidades foliculares colocadas crescem posteriormente , o folículo transplantado não é “rejeitado” pois não é estranho ao organismo.
Além disso, os fios tendem a não afinar, pois preservam a memória da área doadora, garantindo um resultado prolongado da cirurgia.
O que deve ser observado é que 10% dos calvos não tem área doadora suficiente para realizar transplante capilar e expectativa da pessoa idealmente deve ser avaliado presencialmente.
Fios de outras pessoas não podem ser utilizados porque há o risco de rejeição .

Quais os riscos da cirurgia ?

O risco cirúrgico é  baixo , é um procedimento realizado com anestesia local, exames pré-operatorios são recomendados ,em eventuais riscos adversos a clínica possui cuidados e referências no caso  de eventual emergência ou urgência . A característica deste procedimento é o grau de detalhamento , onde os microfuros são milimétricos e a colocação totalmente artesanal , demandando várias horas de procedimento mas com baixo sangramento.

Corro risco de ficar com aspecto de “cabelo de boneca” ?

NUNCA, felizmente a técnica de transplante evoluiu muito nas últimas décadas. O resultado tipo “cabelo de boneca” é uma técnica ultrapassada (anterior à década de 90) utilizando punch colocando 10 a 20 folículos por orifício , sendo que hoje colocamos uma unidade folicular para cada micro orificio , almejamos sempre o resultado com máxima naturalidade possível.
Os pacientes que apresentam “cabelo de boneca” comprova que os fios de transplante não caem.

Qual é o preço de um transplante capilar ?
Uma resolução do CRM veta a divulgação de valores de procedimentos médicos através de sites , o que impossibilita esse tipo de informação neste espaço.
Ao entrar em contato conosco é possível passar uma faixa de valores do procedimento , mas cada paciente é único e precisa ter seu caso cuidadosamente avaliado na clínica para que se entenda sua expectativa e o tamanho do procedimento  a ser realizado.
Recomendamos que o preço a ser pago não ser o principal parâmetro para comparação entre as clínicas, pois assim como qualquer serviço prestado o resultado final depende da qualidade do profissional/equipe .

Fue

Quais os tipos de transplante capilar ?

FUT o transplante capilar convencional (também conhecido como técnica clássica, Strip ou FUT – Follicular Unit Transplantation veja neste video no Youtube )
Uma faixa de couro cabeludo é retirada e dividida em unidades foliculares por técnicas especializadas com microscópios 3D.

FUE Manual – Realizado com punch (instrumento cortante)manual  e mão do cirurgião ,de tamanhos diversos sendo a media mais comum entre 0,7 a 1 mm , demanda mais tempo mas com boa eficácia da extração.

FUE Motorizado – Procedimento mais comumente realizado na Clínica Médica Lu , realizado com máquina rotacional sem fio , com boa eficácia de precisão e velocidade  , punch comumente utilizado 0,9 mm ,  variando conforme a necessidade de cada paciente

FUE Robótico – Em evolução , ainda precisa de melhoramentos , não consegue por exemplo retirar em áreas laterais da cabeça , apenas central . Tamanho dos punches ainda são maiores que o manual e motorizado resultando em cicatriz maior .

Preciso raspar o cabelo para realizar o transplante capilar ?

Na técnica FUT não é necessário raspar o cabelo na área doadora/parte de trás da cabeça , na área receptora raspar ou não também é opcional.

Na técnica FUE é necessário raspar o cabelo na área doadora / parte de trás da cabeça e lateral , é opcional o corte militar como na imagem ao lado ou raspar toda a cabeça , a técnica FUE é possível não raspar o cabelo se a quantidade para colocar na área receptora for bem pequena (menos de 1000 fios).

Dúvidas frequentes pós procedimento de transplante capilar

Quanto tempo posso retornar ao trabalho após o transplante capilar ?

No proprio dia após o procedimento já retorna para casa . Recomenda-se repouso relativo durante 5 a 7 dias , pequenas crostas são visiveis em media até 10 dias , se o paciente não quer que outros saibam que foi realizado o procedimento recomendamos em torno de 15 a 20 dias para retorno ao trabalho , este retorno pode ser mais precoce se não houve a necessidade de raspar o cabelo na área doadora e/ou receptora.
Atividades físicas com exposição ao sol , aquáticas ou de contato físico (artes marciais) recomendamos a partir de 4 semanas , atividades físicas leves sem sol , como caminhadas podem ser iniciadas a partir de 5 dias , exercicios de academia a partir de 10 dias no caso de FUE e 15 dias no caso de FUT.

 

Em quanto tempo posso ver o resultado do transplante capilar?
No primeiro mês boa parte dos cabelos caem , entre o segundo e o terceiro mês muitos pacientes já percebem alguma diferença no cabelo ,mas esta é a fase que se tem menos cabelo porque os fios que cairam no primeiro e segundo mês demoraram alguns meses para aparecer e ter comprimento significativo, em 6 meses pode-se dizer que tem metade do resultado e resultado final em 12 meses.