Unidade Sorocaba (Consultas, procedimentos e Transplante Capilar)
Whatsapp da Clínica Médica Lu (15)99611-5575 (Vivo) Enviar Whatsapp

Unidade São Paulo Capital - px. Metrô Trianon (Consultas e procedimentos Dermatologia)
Rua Pamplona, 145 cj 314
Fone (11) 95464-9857
Whatsapp da Clínica Médica Lu (15)99611-5575 (Vivo) Enviar Whatsapp
Agende Sua Consulta Presencial com Dr. Paulo Lu – Sorocaba
Instagram e Facebook

Isotretinoína, uma solução para a acne grave

As pessoas em geral têm medo de usar tal medicação pelo grande termo de comprometimento elaborado pelo laboratório fabricante alertando sobre a grande lista de efeitos colaterais indesejados e alterações fetais numa gravidez.

A Isotretinoína é o ácido 13-cis retinóico, medicação pertencente à família dos retinóides, que tem ação queratolítica, esfoliante, sebonormalizadora e antibacteriana.

Sua ação leva a atrofia das glândulas sebáceas diminuindo a oleosidade da pele, além de diminuir a resposta inflamatória perante a infecção bacteriana comum pelo P. carini e com isso reduz a formação de pústulas e nódulos.

Efeitos adversos como secura das mucosas da boca, olhos, nariz e vagina são relatados, além de rachaduras no canto da boca e uma piora inicial do quadro de acne com melhora espontânea durante o tratamento.
Estudos mostram a Isotretinoína como a medicação de eleição para a cura da acne de graus elevados. Cerca de 90% dos casos apresenta a cura da acne, mas em 10% pode haver recidiva, principalmente nos casos de acne severa e síndrome dos ovários policísticos.

Contudo, esta medicação pode apresentar efeitos colaterais indesejados como alteração das enzimas hepáticas (fígado) e riscos de más formações fetais em grávidas . Outras alterações decorrentes desta medicação são: dores musculares, dores articulares, cefaléia, prisão de ventre, depressão, aumento do colesterol e triglicérides e diminuição das células brancas de defesa do sangue tornando o paciente suscetível à candidíases e outras afecções devido a baixa imunidade corporal.

Pacientes que têm indicação para o uso desta medicação devem ser acompanhados muito de perto por seu médico dermatologista com a realização sequencial de exames laboratoriais para que as devidas providências sejam tomadas caso ocorra qualquer alteração em seus exames.

Quanto tempo dura o Tratamento da Acne com a Isotretinoína?

Quanto ao tempo de tratamento varia de acordo com cada caso, mas em geral, o tratamento dura de 4 a 6 meses.

A conversa franca e detalhada com o médico proporcionará segurança e tranquilidade ao paciente.

Quanto tempo é permitido engravidar após o término do tratamento?

O laboratório fabricante indica que após 1 mês do término do tratamento está liberado a gravidez, no entanto, há um consenso médico em orientar os pacientes a aguardar 6 meses após o término do tratamento para uma gravidez segura.

Esta medicação atravessa a barreira placentária e pode causar más formações fetais durante a gravidez.

Clique aqui para verificar exemplos de tratamento!