Acne

A Acne nada mais é que uma lesão causada pelo aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas. Esse excesso de oleosidade deixa os poros obstruídos e aumenta a proliferação de bactérias, resultando nos cravos. Quando ocorre a inflamação, chamamos de espinha.

Classificação Acneica

Composta por “cravos” abertos ou fechados, é considerada um processo não inflamatório.

Pápulo-pustulosa, apresentando lesões dolorosas, avermelhadas e elevadas, podendo ter secreção amarelada no seu interior, é considerado um processo  inflamatória.

Nódulo-cística, mostrando lesões nodulares, podendo ter pus no seu interior e é considerado um processo  inflamatória

Conglobata, com lesões maiores e com grande saída de secreção. Tendência à formação de cicatrizes e é considerado um processo  inflamatória.

Fulminante, com grande processo inflamatório na pele, com possibilidade de febre e mal estar. Grande tendência cicatricial.

A acne tem uma incidência maior em períodos da vida como a adolescência, pois é considerada uma fase em que ocorre uma grande transformação hormonal. Mas, claro esta condição não é apresentada apenas neste período. A Acne Adulta é apresentada após os 25 anos ou ter se estendido desde a adolescência, neste processo ocorrem muitas inflamações porém tem um baixo índice de cravos.

Em alguns casos, a Acne também pode surgir na gestação devido as alterações hormonais. Quadros como a síndrome do ovário policístico ou em distúrbios da glândula suprarrenal também podem desencadear processos acneicos.

Hábitos que podem favorecer a acne

Isotretinoína

A Isotretinoína pode ser um tratamento eficaz no controle e tratamento em casos de Acne grave!

Apesar de seus efeitos colaterais, é um potente medicamento que vem trazendo resultados surpreendentes.

Peeling Químico

O peeling químico pode ser um tratamento em casos de acne não tão grave ou para pequenas manchas deixadas pelo processo da doença.

É necessário avaliação individual para identificar qual melhor tipo de peeling para cada caso de acne.