Unidade folicular e a qualidade do enxerto capilar!

Unidade folicular e a qualidade do enxerto capilar!
20/05/2019

Entender sobre a unidade folicular é muito importante para que o paciente compreenda melhor como ocorre o procedimento de transplante capilar. Afinal, essa é a base de todo o processo, e deve ser amplamente dominada pelo cirurgião responsável.

Talvez você já tenha percebido ou ouvido falar que os cabelos crescem em conjuntos de 3 a 4 fios. Esse agrupamento forma uma unidade folicular, que é justamente esse compartilhamento de espaço dos fios.

Acontece que durante o procedimento de transplante capilar os folículos serão removidos de um local e transplantados em outros, para estimular o crescimento dos fios nessa nova região. E será que as unidades foliculares têm alguma coisa a ver com isso?

 

A importância da unidade folicular para o sucesso do transplante!

Um transplante capilar é um trabalho minucioso e que exige muita experiência e habilidade. Isso porque é necessário remover os minúsculos folículos capilares de um local chamado de “área doadora”, e implantá-lo na região calva.

Mas, mais do que isso, durante essa movimentação, é importantíssimo que o cirurgião mantenha intacta a unidade folicular. Ou seja, todos os fios que nasceram ali devem ser movidos juntos!

Isso porque, caso um dos fios seja danificado, isso pode causar problemas na estrutura que ele divide com os outros fios, o que pode ocasionar no não crescimento dos pelos na região transplantada.

  • Existe transplante fio a fio?

Muitas vezes esse termo é utilizado para esclarecer que o trabalho é feito de forma muito particular e cuidadosa, mas não literalmente fio a fio. E caso o seja, as chances de perder muitos desses fios transplantados são bem grandes!

Quem pode passar por um transplante capilar?

Um transplante capilar pode ser a solução para diferentes casos de calvície. O mais comum é que ele seja indicado em quadros de alopecia androgenética.

Essa condição, como o próprio nome sugere, é principalmente genética, e pode afetar tanto homens quanto mulheres. Ela é identificar pelo afinamento dos fios e posteriormente a sua queda, que se torna quase imperceptível por conta já da sua espessura ínfima.

Esse problema não tem cura, mas tem controle. Geralmente os pacientes passam por um tratamento a longo prazo, e quando o quadro está estabilizado é que o transplante de unidade folicular é indicado.

  • Homens e mulheres:

O problema de calvície pode afetar ambos os sexos, mas pode ser um pouco diferente entre um e outro. Geralmente os homens percebem a queda no efeito “redemoinho”, quando ela está bem no topo da cabeça, e ao redor ainda há cabelo.

Já as mulheres costumam perceber falhas na linha de divisão dos cabelos. É importante manter-se atento, observando as condições dos cabelos diante do espelho.

Queda de cabelo e calvície são as mesmas coisas?

Embora sejam muitas vezes citados como uma coisa só, a queda de cabelo e a calvície são coisas diferentes. A queda de cabelo acontece quando os fios estão enfraquecidos ou quebradiços, seja por uma deficiência vitamínica, má alimentação ou por qualquer outro problema do tipo.

Já a calvície é representada quando acontece um dano a unidade folicular. O problema está na concepção dos fios, que para de acontecer. Isso pode causar uma “careca lisa”, quando até mesmo o furinho de passagem dos fios no couro cabeludo parece se fechar.

A queda de cabelo geralmente pode ser curada e solucionada por completo. Já a calvície pode ser solucionada, mas não tem cura. Ou seja, o paciente que passa por isso pode ter os cabelos transplantados, mas aquele folículo danificado não vai voltar a funcionar.

 

Tire todas as suas dúvidas com o seu médico antes de realizar o procedimento!

Quem sofre de calvície tem urgência em resolver, pois, o problema está diretamente relacionado a questão de autoestima e convivência social. No entanto, é preciso ter paciência.

Você deve conversar com o seu médico sobre absolutamente tudo, inclusive sobre a questão da unidade folicular, e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O mais importante é sempre manter esse diálogo aberto com o profissional que vai realizar a cirurgia, de modo que tudo seja esclarecido para você! Nesse sentido, entender sobre unidade folicular é essencial para que você compreenda como será o procedimento de transplante.