Hiperidrose

A Hiperidrose é definida como o processo de sudorese que ultrapassa a necessidade de termorregulação (controle da temperatura corporal).

 

É uma condição benigna, mas que pode trazer desagrado a seus portadores. É uma afecção não muito rara, atingindo até 1% da população. Às vezes isso não é tão visível, porque por constrangimento ou desconhecimento, as pessoas não gostam de revelar a sua presença.

As pessoas que tem Hiperidrose podem apresentar um aumento de sudorese em situações inexplicáveis e sem qualquer causa aparente. Este aumento na produção do suor pode aparecer nas axilas, nas mãos, nos pés, no rosto ou em qualquer outra parte do corpo.

 

Às vezes, embora nem sempre, emoções podem piorar o processo de Hiperidrose. Embora a Hiperidrose possa se manifestar e piorar pela presença da emoção, é errado dizer que ela ocorre por motivos psicológicos. Entretanto, a presença de Hiperidrose ao longo dos anos, acaba gerando tensão emocional e que realimenta o processo, em um ciclo vicioso, onde as alterações emocionais começam a se intensificar, tornando o convívio com a Hiperidrose uma condição difícil para muitas pessoas.

Tratamentos

Uma nova técnica, muito moderna e praticamente sem riscos, a Toxina Botulínica (BOTOX®), foi adicionada ao tratamento da Hiperidrose. A aplicação da Toxina Botulínica na mão, na axila ou em outros locais elimina completamente o suor, porém de forma não definitiva! Reaplicações podem ser feitas, em média a cada 6/12 meses, dependendo do caso, o que mantém a região tratada sem o excesso de sudorese.

 

A vantagem da Toxina Botulínica (BOTOX®) é que o procedimento quase não possui riscos, e não é um processo cirúrgico. A desvantagem é que não é definitivo. Considerando a ausência de risco e complicações e facilidade do procedimento, preferimos a Toxina Botulínica (BOTOX®) à Simpatectomia em nossa Clínica.

A Simpatectomia é uma técnica moderna através de uma pequena incisão no tórax e auxílio de equipamentos de vídeo. É uma técnica eficiente e a vantagem da Simpatectomia é que ela é definitiva, a desvantagem é que é uma cirurgia e que pode apresentar complicações, algumas irreversíveis.

 

Um fator desagradável e muitas vezes permanente é a hiperidrose mudar de local, por exemplo, há pacientes em que antes da cirurgia apresentavam hiperidrose nas axilas e após a cirurgia, esse suor passou a se localizar no tórax, isto ocorre como uma forma reflexa do organismo.