Pré-agendamento Consulta Online

Celulite

A celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.

O termo também se refere a infecção bacteriana do subcutâneo, geralmente por estafilo aureus coagulase positivo (S. aureus). que é caracterizado por uma área eritematosa de bordos mal definidos, dolorosa, levemente edemaciada. Ou seja , o termo mais correto da popular celulite (ondulação da pele) é lipodistrofia ginoide.

A lipodistrofia ginoide aparece principalmente na região dos glúteos, coxa, abdómen, nuca, e braços.

Outros nomes:

• Hidrolipodistrofia Ginóide
  • Lipodistrofia Edemato: Fibroesclerótica
  • Dermatopaniculopatia edemato-fibroesclerótica
  • Lipodistrofia ginoide

Causas da celulite

O aparecimento da celulite depende de vários factores:

• Predisposição genética familiar,
  • Factores hormonais,
  • Alimentação e
  • Vida sedentária.

Diagnóstico da celulite

Mesmo que seja considerada uma doença de pouca implicação clínica, sendo que alguns médicos sequer consideram uma doença, a celulite traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.

Classificação:

• Grau 0: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões.
  • Grau 1: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões.
  • Grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada.
  • Grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado.

Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos e endurecimento da pele.

Tratamento da celulite

celulite

Dentre os tratamentos considerados eficazes estão:

Redução de peso por meio de alimentação saudável e vida ativa.

Terapias com lasers, intradermoterapia, drenagem linfática , radio-frequência e infravermelho. Em conjunto ou separadamente estes tratamentos mostraram-se efetivos contra a celulite.

Diversas formas de tratamento são propagandeadas como eficazes para a “celulite” , consulte sempre um médico dermatologista para esclarecer quais tratamentos são melhores para o seu caso.